Dicas de como começar a desenvolver Ação social em sua igreja.

  
Muitas pessoas nos perguntam como começar a desenvolver um projeto social na igreja. Então vamos dar algumas dicas e vou começar contando como começamos em nossa igreja. Foi em 2006. O Pr. Pedro Nolasco, obreiro, numa conversa de fim de culto, nos sugeriu que fizéssemos uma atividade diferente: Dar um dia de príncipe para os moradores de rua. Eu e minha esposa Oneide achamos a ideia ótima. Envolvidos  na obra de Deus,  sempre buscamos  fazer algo novo e  com uma dimensão maior, sugerimos que fizéssemos uma ação social, em 2006 poucas igrejas executavam esse tipo de atividade.  Mas graças a Deus e com a ajuda de nossa irmandade conseguimos realizar a primeira ação social. Reunimos um numero significante de pessoas em local publico, numa  praça  próxima de nossa igreja. Naquele dia foi  a igreja prestando um serviço social para comunidade. Foi lindo. Ficamos maravilhados e motivados em continuar fazendo ações sociais. E a noite ? Muitos visitantes na igreja!

Então vamos as dicas:

1ª – Ore – Tudo que vamos fazer tem que ser na direção e com a permissão de Deus.

2ª – Fale com seu pastor – A primeira pessoa que precisa saber e que lhe dará o apoio e suporte necessários é o seu líder espiritual, então conte o que pretende fazer e diga para ele quais serão os benefícios que a igreja terá.

3ª- Busque ajuda dos departamentos – Caso você participe de algum departamento da igreja ou é líder: Mocidade, conjunto dos irmãos, professor da EBD , missão ou etc, envolva – os no projeto, eles serão sua base.

4ª – Marque o dia  – Quem não sabe pra onde vai, não chega em lugar nenhum, por isso a data é de grande importância. Prefira uma data festiva da igreja como: Congresso de missões, festa de aniversário da igreja . Caso o evento seja em um domingo que é o melhor dia para realização desse tipo de evento, prefira o horário da manhã, os resultados serão bem melhores, já que é um dia que muito membros estão de folga de suas atividades cotidianas.( trabalho, estudos e etc)

5ª Planejamento – Tenha tudo bem definido como horário em que será o evento, local: Praça,  nas dependências da igreja ,  rua , terá  tendas , brinquedos ( quantos),  distribuição de sopa, brindes, lanches e etc,  onde buscar as parcerias, quanto de recursos precisará para  e onde obterá  estes recursos.

6ª – Busque apoio de outras entidades  – Têm algumas entidades que já fazem ações  sociais, convide-os para serem  apoiadores, isso irá fortalecer ainda mais o seu evento.

7ª – Envolva sua igreja- Pesquise no meio de sua irmandade se tem algum cabeleireiro, manicure e pedicure, enfermeiro, advogado entre outros e pergunte a eles se poderão   ajudar no dia da ação social .



8ª – Divulgue – Faça cartazes, folheto, use todos os meios de comunicação possíveis. Com certeza sua ação social será uma benção pra glória de Deus.




9ª- Não se esqueça -  Quando a igreja  realiza ação social que também é  uma  ferramenta eficiente de evangelização é os irmãos  (igreja) servindo a comunidade com serviços gratuitos. Ter um grupo de evangelismo bem preparado no dia do evento, orando e convidado as pessoas  para o culto a noite, fará toda diferença no resultado pretendido.


 Nossa primeira Ação Social 2006


Pediatra



Aferição de pressão















Conte de Cabelo
Pintura de rosto






 


 

 







Walter Santos 
Coordenador geral 
Pastor e Administrador de Empresas